sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Aumento do nível do rio Atibainha causa alagamentos em Nazaré e Bom Jesus


O aumento no nível do rio Atibainha fez com que moradores deixassem suas casas e criações de gado ficassem ilhadas. Segundo moradores, o fenômeno mesmo fora da temporada de fortes chuvas se deu pelo aumento na distribuição de água da represa de Nazaré Paulista para o rio.
Há um ano a represa estava fechada por causa da crise hídrica que o estado enfrentou. Em julho deste ano, a vazão da represa para o rio passou para 2,5 mil litros e nas últimas semanas passou para três mil litros por segundo.
O volume de água fez com que o nível do rio subisse, o que atingiu casas, plantações e criações de gado de quem mora às margens nas cidades de Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões.
“Estamos preocupados porque em épocas de chuvas fortes a água do rio sobe e chega às casas. E estamos com medo que com isso a água invada as casas”, conta Rafael da Silva, que é morador de Nazaré Paulista.
Segundo o Consórcio PCJ, que define a quantidade de água que sai da represa para o rio, o volume da água é para que as cidades que dependem do rio para o abastecimento, como a região de Campinas e Atibaia.
O especialista em recursos hídricos Luiz Roberto Barreti explica que o aumento da vazão é necessário para atendimento da demanda de água das cidades que dependem do rio. “A vazão é importante para manter o abastecimento e o aumento do nível do rio ocupa apenas uma área de várzea. Essa é uma área que, naturalmente, não deveria estar ocupada porque faz parte do rio”, diz.

fonte: g1.com

Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário