quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O cenário político de 2016

Resultado de imagem para eleições 2016As eleições municipais de 2016 ocorrerão no próximo dia 2 de Outubro, nesta data, a população escolhe os seus representantes no poder executivo (prefeito) e no legislativo (vereadores).
Em Bom Jesus dos Perdões, existem 5 candidatos ao cargo de Prefeito, e 200 candidatos a vereador, em Piracaia também são 5 candidatos a Prefeito e 132 candidatos à vereador, Atibaia são 3 candidatos à Prefeito e 221 para vereador, e por fim Nazaré Paulista, também com apenas 3 candidatos ao cargo de prefeito e 147 candidatos ao cargo de vereador.
Neste ano as eleições tem sido diferente em comparação às anteriores, aos eleitores pôde ser percebido certa mudança, mas ela foi sentida mesmo pelos candidatos, tanto para a mudança das leis da Justiça Eleitoral a cerca dos limites impostos a propaganda e pelo menor tempo para fazer campanha, como também ao grande cansaço do público diante dos últimos acontecimentos políticos no qual o país tem vivido.
As eleições de 2014 foram para Presidente, Senador, Governador e Deputados Federais e Estaduais, o seu 1° turno completará 2 anos em outubro, mas ainda sim o assunto parece muito recente, visto que diariamente o povo pôde acompanhar pela mídia jornalistica e rede sociais, a insatisfação de muita gente diante da vitória no 2° turno, embora mais da metade do país tenha escolhido um Presidente, muitas pessoas ficaram insatisfeitas a ponto de querer trocar de representante antes que o mesmo possa realizar seus 4 anos de governo, que é lei na constituição.
Tanto no país, como nos municípios, a população se mostra saturada diante da grande corrupção que tem sido apresentada descaradamente, embora a esperança continue, a luta pela corrupção parece quase inacabável, o nível de corrupção tem aumentado demais para que o povo possa confiar abertamente em seus representantes novamente.
Os comentários que surgiam na época tinham em resumo uma unica ideia: "Votei em um candidato, mesmo sendo ruim, mas é que a outra opção era pior ainda" isso reflete também à nossa cidade, onde há muito: "votarei em um porque não quero que o outro ganhe" ou "votarei no menos pior", houve um dia em que a política era mais sobre quem será o melhor para a cidade, estado ou país.
Em uma cidade como Bom Jesus dos Perdões, 5 candidatos são o suficiente para gerar bastante dúvida, embora muitas pesquisas tenham sido feitas, muita gente não consegue afirmar com certeza qual o candidato em que acreditam vencer.
Em uma democracia, a minoria precisa aceitar a decisão da maioria, mesmo que o candidato vencedor não seja exatamente o que muitos acreditam ser melhor para a cidade, todavia, é um mal necessário para se viver em sociedade.

 Redação.
- Este é um texto opinativo.
- As informações sobre o número de candidatos de cada cidade foram retirados do Aplicativo "Candidaturas" desenvolvido pela Justiça Eleitoral com base nos dados do TSE.


←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário