Cerca de 2,4 mil pessoas devem ser imunizadas contra a febre amarela em Bragança Paulista até este domingo (9). Segundo a prefeitura, a imunização acontece porque a cidade vizinha, Tuiuti, registrou a morte de 15 macacos e exames contataram que pelo menos um foi pela doença. O mutirão de vacinação vai percorrer nove bairros da região rural da cidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Tuiuti, o animal foi encontrado no dia 20 de março no bairro Residencial Vila Nazareth, área rural. A causa da morte como sendo febre amarela foi confirmada após exames do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Outros 14 primatas foram encontrados mortos, mas a administração ainda aguarda o laudo que pode confirmar ou descartar a doença.
Bragança Paulista não tem casos da doença, mas por fazer limite como Tuiuti foi recomendada a imunização como ação de bloqueio. Por causa do acesso, a prefeitura montou a visitação às propriedades na zona rural. Cerca de 40 profissionais da saúde vão visitar aos moradores para imunização.
“A infecção de um animal é um sinal de alerta para a vigilância. E o que estamos fazendo é uma estratégia que planejamos por causa da circulação viral silvestre”, explica Rodrigo Bueno, chefe da divisão epidemiológica.
A ação vai passar pelos bairros Atibaianos, Modestos, Rio Abaixo, Sete Barras, Mãe dos Homens, Usina, Caetano, Araras dos Pereiras e Couto. A expectativa é de que 2,4 mil pessoas sejam imunizadas no final de semana e até quatro mil pessoas até a quinta-feira (13).
0 comentários:
Postar um comentário